sábado, 8 de agosto de 2015

O Mundo das TRANSFERÊNCIAS - dos Alunos - milhares de alunos sem vagas


Considerados " Em Trânsito", mas não são de ninguém...


Tem conhecimento de um familiar, um vizinho... que ainda não conseguiu vaga para determinada escola ? para frequentar determinado ano escolar ?

Neste momento, apesar de a maioria das pessoas se encontrarem de férias, um dos processos a decorrer nos serviços administrativos dos estabelecimentos escolares, são as TRANSFERÊNCIAS - isto porque nem todos os alunos conseguiram vaga por vários motivos. 

Estes alunos estão em trânsito e muitas vezes sem vaga no próprio agrupamento de origem. Isto é, por algum motivo o aluno tem de pedir transferência porque a escola não tem capacidade para o integrar nas turmas no ano seguinte. Logo pode indicar até 5 preferências de agrupamentos para que se solicite vaga, este processo é interno, segue por correio, através de oficio, anexamos o REGISTO BIOGRÁFICO do aluno (onde consta todo o percurso escolar, isto é, as classificações finais de todos os anos anteriores.)

O que é que tem acontecido (isto não é novo!!! É uma prática exercida todos os anos!!!) Os agrupamentos sem grande necessidade de alunos, porque se encontra "bem localizado", faz o seguinte, no mesmo dia ou em vários dias, os vários pedidos de transferência apenas defere vaga aos "melhores alunos", os restantes alunos, continuam o processo de se enviar o pedido de vaga para as preferências seguintes até que se consiga vaga numa das seguintes preferências! Ou não... Logo se depreende que é possível que "os piores alunos" em termos de notas!!! caem, conseguem sempre vaga no agrupamento em que por acaso não é "o mais preferido", o cenário é previsível, conseguem efectuar turmas, mas previsivelmente com piores notas... isto é tudo fictício o que estou a dizer para aqui... nada disto ninguém o confirma!!! Mas a inspeção sabe, todas as direções sabem como é que funciona o esquema!

Eu já protesto valentemente a questão de uma transferência ser enviada correio (4/5/6dias) e andar a despacho em cada agrupamento (3/4/5 dias) e continuar o circuito pelas 5 preferências possíveis... ALGO QUE COM A PLATAFORMA das matrículas online, tal e qual como se valida os dados dos professores todos os anos (..validar os mesmos dados!!!). A plataforma existe apenas a funcionar para o Pré-Escolar e 1º ciclo - 1º Ano! , mas somente para as matrículas, porque é que não se usa para as transferências ??? E em 3 dias conseguíamos que o aluno estivesse colocado ? A escola devia receber um alerta da plataforma ou deve consultar diariamente... tal como o correio em papel!

Mas este filme não acaba aqui...

Certo encarregado de educação, que até percebe que isto não faz sentido nenhum, pega e vai à DGESTE ... e recebe logo autorização para ser integrado na escola que quer, nem que para isso seja necessário aumentar o número máximo de alunos por turma.

Penso que se percebe porque é que algumas escolas ficam com "os melhores alunos"
Porque é que se demora tanto tempo a colocar um aluno - quando não se quer
Porque é que é tão oneroso o processo para os Pais!!!

E mais não digo.


Sem comentários:

Enviar um comentário


Agradeço o seu contributo com interesse público e de forma séria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...