quinta-feira, 23 de abril de 2015

Semana Europeia da Vacinação 2015

Semana Europeia da Vacinação 2015

Entre os dias 20 e 25 de abril, celebra-se mais uma Semana Europeia da Vacinação da Organização Mundial da Saúde – Região Europeia.






O compromisso de manter a população adequadamente vacinada e, deste modo, permitir uma Europa livre de doenças evitáveis pela vacinação, é o tema deste ano.

O sucesso dos programas de vacinação implementados nas últimas décadas nos países industrializados levou a que a maioria das pessoas nunca tenha testemunhado os efeitos devastadores provocados pelas doenças transmissíveis evitáveis pela vacinação.

Por este motivo, algumas pessoas começaram a hesitar no momento de vacinar os filhos. Em alguns países, registou-se uma redução do número de crianças vacinadas o que conduziu ao reaparecimento de surtos de doenças consideradas quase eliminadas, como o sarampo. Como consequência, muitas crianças adoeceram, foram internadas com complicações graves e algumas morreram.
Em Portugal temos tido excelentes taxas de cobertura vacinal, pelo que, até agora, o nosso país tem estado protegido de surtos como os que têm surgido noutros locais da Europa e do Mundo.
O Programa Nacional de Vacinação assegura que as vacinas são administradas nas alturas da vida consideradas adequadas para dar o máximo de proteção, o mais cedo possível.
Todas as crianças, adolescentes e adultos têm direito a um futuro livre de doenças que são facilmente evitáveis através da vacinação.
No ano em que se comemoram os 50 anos do Programa Nacional de Vacinação (PNV), vamos comprometer-nos com a proteção das gerações futuras. 


DGS associa-se à Semana Europeia da Vacinação 2015
DGS associa-se à Semana Europeia da Vacinação 2015 Comunicado do Diretor-Geral da Saúde sobre a Semana Europeia da Vacinação que decorre entre 20 e 25 de abril.

É uma iniciativa promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para assinalar o progresso alcançado pelos Programas de Vacinação na Europa, implementados nas décadas de 50 e 60 do século passado.
Abrir documento Abrir documento ( PDF - 301 Kb )


Sem comentários:

Enviar um comentário


Agradeço o seu contributo com interesse público e de forma séria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...